Leobreda.net

Web, .Net,
SQL, Cloud...

Consumindo APIs do Telegram

Automatize o envio e recebimento de mensagens no Telegram com o uso de BOT através de APIs

Pouco difundido, o Telegram é um concorrente do WhatsApp. Trata-se de um mensageiro mais conhecido (e bastante utilizado) pelos profissionais de TI. São inúmeras funcionalidades, dentre elas o uso de BOTs, aliado a facilidade do consumo de APIs para o envio automático de mensagens.

Um dos motivos da utilização de BOT no Telegram é a simplicidade de implementação. Basta criar uma conta BOT e efetuar requisições restfull, diferente da API do WhatsApp, onde requer...

visualizar »




Criando repositório de parâmetros na AWS

Possibilite o armazenamento seguro de variáveis no .config de uma aplicação, utilizando AWS Systems Manager com Parameter Store

O Systems Manager (SSM) na AWS possui uma funcionalidade denominada "Parameter Store" (pt-br: Repositório de Parâmetros), do tipo chave = valor.

Tal funcionalidade substitui a clássica tabela no SQL para armazenamento de configurações de uma aplicação, substituindo variáveis no .config.
Quanto menos .config, melhor.

A justificativa disso é que qualquer alteração no .config durante o desenvolvimento local, muitas vezes vão parar erroneamente em produção.

Se...

visualizar »




Utilizando DataReader em modo desconectado

Crie um CRUD na qual retorna um objeto IDataReader sem depender de uma conexão ativa com o banco de dados, aumentando a disponibilidade de uma aplicação crítica

A primeira vantagem em utilizar um DataReader desconectado do banco de dados é não se preocupar com esquecimento de fechar a conexão, deixando isto cargo de um GC (Garbage Collector). Aliás, nunca se sabe qual o momento certo desse GC acontecer.

Nos tempos de ASP clássico, o ato de não fechar uma conexão gerava um gargalo enorme, e o gerenciamento das conexões ficavam a cargo do próprio banco de dados

A segunda vantagem, problemas de conexões excedidas é um cenário...

visualizar »




Criando função AWS Lambda utilizando .Net Core

Processe um console window sem a necessidade de provisionar uma instância EC2

Afinal de contas, o que é o AWS Lambda?

Em poucas palavras, é um console window que processa um volume de informações, dentro de um servidor qualquer. E só.

Dá pra fazer bastante coisa num console window: processamento batch, bulk insert no sql, disparo de e-mails em massa, etc.

Por ser "apenas" um console window, a parte de servidor é abstraída. Isso significa que você não precisa se preocupar em configurar o Sistema Operacional, atualizações de...

visualizar »




Instalando o MySQL no Docker

Virtualizando o MySQL sem dependência do Sistema Operacional

Se você já possui um ambiente de desenvolvimento e queira instalar o MySQL sem dependência do Sistema Operacional, recomendo o uso de docker para não "sujar" o ambiente, pois sabemos que ambiente de desenvolvimento fica bagunçado conforme o passar do tempo.

Instalação do Docker

No Linux, ...

# apt-get install docker

Após instalação, inicialize o Docker, ...

# systemctl start docker.service

Para inicializar...

visualizar »




Amazon Webservices: Criando instâncias EC2 com o uso de CloudFormation e User Data

Automatize a criação de instâncias, instalação de Apache (httpd) e regras de firewall

A AWS é uma verdadeira sopa de letrinhas e nomenclaturas. E ainda estou me acostumando ;-)

Mas vamos ao que interessa! Neste artigo explico como subir uma instância EC2 com Apache em menos de 1 minuto utilizando: